A grade curricular do Curso de Ciências Moleculares divide-se em dois ciclos de aprendizado: Básico e Avançado.


Ciclo Básico

Os primeiros dois anos do curso constituem-se de aulas das cinco disciplinas centrais. Neles, o aluno completa 60% dos créditos exigidos para a obtenção do bacharelado.


Essas disciplinas são: Matemática, Biologia, Física, Química e Computação, e são lecionadas em todos os quatro semestres. No segundo semestre há uma disciplina prática, adicional, de Biologia Molecular.


O principal objetivo do Ciclo Básico é o aprendizado dos conceitos e práticas fundamentais das áreas acima citadas, incentivando o aluno a desenvolver habilidade e sensibilidade para a ciência.


Clique Aqui para ver o programa das disciplinas do Ciclo Básico.


Ciclo Avançado


Ao fim do Ciclo Básico, o aluno deve escolher um orientador, em geral um professor da Universidade, que desenvolva pesquisa numa área de seu interesse. Esse orientador tem o papel de acompanhar o aluno na concepção e desenvolvimento do seu projeto, isto é, de suas próprias atividades científicas.


Feita essa escolha, o aluno prosseguirá com o cumprimento dos créditos restantes com um currículo totalmente personalizado, definido com o auxílio e aprovação do orientador e da coordenação do curso, tendo completa liberdade curricular perante todas as disciplinas oferecidas por qualquer unidade da USP.


Nesta fase do curso, o aluno experienciará e atuará no universo da pesquisa científica, tendo como apoio a base adquirida no Ciclo Básico e contando com a experiência de seu orientador.


Clique Aqui para conhecer o projeto e grade curricular de alguns alunos e ex-alunos.



O Futuro


Após a conclusão do curso, o aluno estará apto a ingressar em atividades de pós-graduação para concluir seu aprendizado como cientista. Muitos alunos formados pelo CCM trabalham atualmente em grandes institutos no Brasil e no exterior, demonstrando capacidade para destacar-se no panorama concorrido e globalizado da ciência, tendo como trunfo o conhecimento em diversas áreas, e podendo enfrentar desafios de grande porte.